Pilates para corredores de rua: prevenindo lesões

As corridas de rua estão cada vez mais populares e o número de praticantes vem aumentando a cada dia, devido a facilidade de ser praticada em qualquer lugar e é acessível a todos os bolsos.

Os atletas de corrida tem muitas opções de provas e acabam participando de muitas seguidas sem o descanso necessário, o que pode provocar lesões por ser um esporte de movimentos constantes e repetitivos, sem muitos deslocamentos laterais, oscilando um pouco entre subidas e descidas, causando um impacto repetitivo, usando os mesmos músculos e articulações repetidamente causando um stress em determinados tecidos.

O pilates, através dos seus princípios, vai trabalhar :

– a postura do atleta, fortalecendo a musculatura estabilizadora (CORE), aumentando a força e resistência muscular, tornando a musculatura resistente a fadiga;

– alongamento para melhorar a mobilidade articular e diminuir o gasto energético;

– aumento da capacidade pulmonar, pois o Pilates desafia para uma inspiração mais prolongada e suave, e uma expiração que elimine todo o ar, proporcionando maior troca gasosa.

Um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado, previne lesões durante a prática da atividade e melhora o desempenho dos atletas.

Procure um instrutor capacitado e se beneficie com o método!

Fonte: Blog Pilates